Manutenção de Turbinas a Vapor

Manutenção de Turbinas a Vapor

As principais divisões da manutenção de turbinas a vapor que fazem aumentar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.

Quer saber um dos motivos que mostra o quanto é importante fazer a manutenção de turbinas a vapor na sua empresa de forma assertiva e planejada?

Vazamentos de óleo ou vapor de baixa qualidade em uma turbina podem resultar em situações desastrosas, tanto para a segurança dos funcionários quanto para os processos industriais da empresa.

Isso já é suficiente para você dar a devida atenção na hora de fazer a manutenção da sua turbina a vapor. Mas o que vamos falar neste conteúdo não é sobre por quê fazer esse serviço periodicamente e sim como planejar e executar!

Antes de mostrar a maneira mais eficaz de planejar a manutenção de turbinas a vapor, vamos entender o que são essas turbinas e como elas funcionam – tudo de forma breve, acompanhe!

O conceito de turbinas a vapor

Uma turbina é feita para produzir energia mecânica de rotação (a qual pode ser transformada em energia elétrica) com a expansão do vapor. Parte do vapor pode ser retirado a pressões menores para utilização em outros processos da indústria.

Parece difícil, mas é bem fácil entender as turbinas a vapor:

- Elas podem ser usadas para dar movimento a outro equipamento mecânico rotativo, como um compressor, uma moenda, uma bomba ou um ventilador. Ou podem ser usadas para gerar eletricidade, sendo ligadas à um gerador.

Dessa forma, uma turbina se constrói com um rotor com palhetas ligado a um eixo que gira sobre um conjunto de mancais. A rotação pode ser fixa ou variável, sendo que as que geram energia elétrica tem valor fixo, com pequenas oscilações.

E o que difere uma turbina da outra? São vários aspectos, como:

·         Fluído de trabalho,

·         Temperatura máxima de operação,

·         Potência máxima,

·         Vazão mássica de fluido,

·         Pressão de trabalho,

·         Construção,

·         Dimensão, etc.

Entendendo esse conceito de um turbina, agora dá para sabermos que a turbina a vapor é uma máquina térmica que vai usar o vapor como fonte de energia cinética.

De maneira mais simples, ela é uma máquina rotativa que consome a energia térmica que vem do vapor da água e a transforma em energia mecânica.

Ela é ligada a um gerador, de onde vem a transformação da energia mecânica em energia elétrica. Simples, não é?

Nesse caso, as turbinas a vapor são divididas em tipos que vão depender: da sua construção (de ação, de reação ou de ação e reação), da sua necessidade (condensação, condensação com extração, contra pressão e contrapressão com extração) ou ainda com relação ao fluxo (duplo fluxo ou fluxo único).

Como preservar o bom funcionamento das turbinas a vapor

O foco da manutenção de turbinas a vapor é dar condições para que a máquina e os equipamentos funcionem no seu melhor potencial – isto tem a ver com a preservação dos componentes e também com o reparo das falhas.

E aqui temos que considerar dois aspectos importantíssimos, sendo:

I – a inspeção, que é a avaliação do estado atual dos componentes,

II – a revisão, que restaura as melhores condições do equipamento.

E isso precisa ser feito da forma certa porque com o passar do tempo, todas as turbinas a vapor sofrem desgaste, perdendo eficiência e confiabilidade

Isso pode resultar em vibrações elevadas, aquecimento de mancais, perda de eficiência, incêndio ou até quebra do equipamento.

1 – Manutenção diária das turbinas a vapor

O 1º ponto para fazer a manutenção de turbinas a vapor é considerar a inspeção diária desses equipamentos como forma de verificar possíveis anormalidades ou falhas, fazendo ajustes necessários ou programando uma parada para manutenção mais abrangente.

A ideia é apenas executar a verificação de itens que podem prejudicar o funcionamento dessas turbinas sendo que vai haver a troca de peças ou inclusão de serviços apenas em casos identificados como necessários.

Então, o que se deve observar nesse tipo de manutenção das turbinas a vapor? Você verificar os seguintes pontos:

·         Os níveis e temperaturas de óleo,

·         A temperatura dos mancais,

·         Vazamentos de vapor

·         Vazamentos de óleo

·         Níveis de vibração

·         Ruídos (sons diferentes do que são habituais).

2 – Manutenção parcial nas turbinas a vapor

Uma vez por ano, deve-se programar uma parada da turbina para que sejam inspecionados os itens abaixo:

·         Inspeção de mancais

·         Verificação de alinhamento

·         Inspeção das válvulas de regulagem, segurança e extração (se houver)

·         Verificação das tubulações em geral, de lubrificação, de controle e de vapor

·         Avaliar qualidade do óleo

·         Boroscopia interna na turbina

·         Sistema de combate a incêndio

 

Lembrando que as inspeções devem ser feitas por equipe especializada

3 – Manutenção geral das turbinas a vapor ou “Overhaul”

Por fim, a manutenção ou revisão geral  de turbinas a vapor é quando é necessária a abertura da carcaça para a checagem completa do equipamento.E não que as outras manutenções não sejam importantes, mas essa é essencial para averiguar detalhadamente todos os pontos. Além de todos os itens citados na manutenção parcial, deve-se fazer a manutenção dos pontos abaixo:

·         Inspeção e substituição de parafusos/prisioneiros

·         Ajuste de alinhamento interno e folgas,

·         Substituição e ajuste de fitas de vedação

·         Substituição e ajuste de palhetas

·         Limpeza do rotor, porta-palhetas e carcaça

·         Balanceamento do rotor

·         Correção de alinhamento de eixos

·         Inspeção dos acoplamentos

·         A limpeza das áreas do óleo, inclusive, o reservatório,

·         A válvula de admissão,

·         Válvulas de retenção

Limpeza e teste hidrostático dos trocadores de calor e radiadores

Não fazer a manutenção das turbinas a vapor com uma equipe treinada e especializada pode gerar resultados ruins.

O uso das turbinas a vapor está inserido em várias indústrias, como a química, siderurgia, de óleo e gás, usinas de açúcar e álcool, papel e celulose, energia de resíduos, etc.

E em cada uma dessas indústrias a manutenção das turbinas de vapor é importante para que o desempenho da produção não seja afetado negativamente.

Planejar e executar a manutenção de turbinas a vapor pode ser uma atividade estressante e perigosa sem suporte adequado e sem uma equipe qualificada e comprometida

Saiba mais sobre a Muradás

A Muradás é uma empresa que está sediada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e atua como prestadora de serviços de manutenção de turbinas a vapor, a gás e eólicas desde 1996.

O foco é atuar sempre em parceria com seus clientes durante todo o processo para garantir a qualidade do serviço, investindo no desenvolvimento e no suporte dos profissionais treinados, comprometidos e que têm a segurança como um importante valor.

A Muradás possui o ferramental mais moderno e qualificado para manutenção em turbinas a vapor, desde inspeções em máquinas de pequeno porte até Major Overhauls em grandes termelétricas, com equipamentos testados e instrumentos de medição aferidos.

Saiba mais em:

Muradás - Home

Manutenção de turbinas a vapor

Manutenção de turbinas a gás

Regiões atendidas pela Muradás.

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Muradás tem experiência com turbinas de diversos fabricantes, conforme abaixo: 

Siemens, Alstom, Dresser-Rand, TGM, NG, Mitsubishi, GE, AKZ, BBC, ABB, Westinghouse, Kraftwerk, Fuji, Toshiba, Worthington.

 

 

Buscar