Agosto é o mês de conscientização sobre amamentação e recebe o complemento de “Dourado” pelo padrão de qualidade do leite materno. A semana mundial do aleitamento materno vai de 1 a 7 de agosto.

“Proteger a amamentação é uma responsabilidade compartilhada”

Junho Vermelho

Os bancos sentiram o impacto da pandemia, mas a demanda por sangue não parou.

Com um gesto solidário e rápido, é possível salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão.

Mesmo com as restrições de distanciamento, o processo para doar sangue é seguro. Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, foram criados mecanismos para evitar qualquer tipo de contaminação, com fluxos de entrada diferenciados, agendamento de horário para doações e todos os cuidados com a biossegurança. As salas de espera e de coleta foram redimensionadas para assegurar o distanciamento entre as pessoas.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, doar sangue é tão importante e independe de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. O sangue é insubstituível e, por isso, é fundamental manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando alguma pessoa conhecida precisar.

A importância do uso das máscaras

As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Apesar de sua eficácia, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.

Para utilizar sua máscara de forma correta, siga os passos a seguir:

  • higienize suas mãos antes de colocar a máscara;
  • verifique se a máscara está em bom estado e não contém nenhum buraco ou rasgo. Não deve ser feito o uso de máscaras danificadas;
  • coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;
  • evite tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;
  • troque a máscara caso ela fique molhada ou suja;
  • higienize novamente suas mãos antes de tirar a máscara;
  • retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato com a parte frontal da máscara;
  • realize nova higienização das mãos com sabão ou solução alcoólica de pelo menos 60% de concentração. 

Para higienizar sua máscara:

  • a melhor opção é lavá-la com detergente ou sabão e água quente (pelo menos 60ºC) diariamente.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neuro desenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno.

Dia da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo o tema de 2020 “Água e mudanças climáticas”.

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. A água, portanto, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta pois colabora com a manutenção da biodiversidade.

Cuide deste bem tão precioso para todos nós!

Siga nosso Instagram

Acompanhe nossa Fanpage no Facebook



Buscar